Jerzy Grotowsky

Antes que um actor seja capaz de atingir um acto total, ele tem que cumprir uma série de requisitos, alguns dos quais são tão subtis, tão intangíveis, que se tornam praticamente indefiníveis por palavras. Eles só se tornam simples através da aplicação prática. Este acto não pode existir se o actor estiver mais preocupado com o charme, o sucesso pessoal, aplausos e salário do que com a criação tal como é entendida na sua forma mais elevada. JERZY GROTOWSKY
Powered By Blogger

4.11.06

Artaud e o Seu Duplo no Teatro de Vila Real


A Trouxa Mouxa vai estrear o original de Ricardo Ferreira de Almeida "Artaud e o Seu Duplo" no Teatro de Vila Real no dia 5 de Janeiro, Sexta feira. A peça da uma visão dos anos vividos por Artaud em Rodez, recuperando algumas das suas cartas e textos originais.
A 11 de Fevereiro de 1943, Antonin Artaud é admitido no Hospital Psiquiátrico de Rodez, extremamente magro, sujo, desdentado e saído de uma sucessão errante de internamentos que durante seis anos o conduziram de Rouen a Sainte-Anne, em Paris. Os seus amigos surrealistas Robert Desnos e Paul Eluard confiaram-no ao doutor Gaston Ferdière. Este psiquiatra, próximos dos surrealistas e director do Hospital Psiquiátrico, acolheu Artaud, ministrando-lhe uma série de choques eléctricos, prática conhecida por terapia electro-convulsiva.

Sem comentários: