Jerzy Grotowsky
21.6.10
23.5.10
Estreia adiada para dia 5 de Junho
23.3.10
Ensaios a bom ritmo!
Mensagem Dia Mundial do Teatro 2010

O Dia Mundial do Teatro é para nós a ocasião de celebrar o Teatro na
multiplicidade de suas formas. Fonte de divertimento e inspiração, o teatro contém em si a capacidade de unificar as inúmeras populações e culturas que existem pelo mundo. Mas ele representa muito mais do que isso, ao oferecer-nos possibilidades de educação e informação.
O Teatro acontece no mundo inteiro, e não apenas nos seus espaços tradicionais :
os espectáculos podem ser realizados numa pequena aldeia da África, no sopé de uma montanha da Arménia, em uma pequena ilha do Pacífico. Ele não tem necessidade de um espaço e de um público. O teatro possui esse dom de nos fazer rir, de nos fazer chorar, mas ele deve, também, fazer-nos reflectir e reagir.
O teatro é fruto de um trabalho de equipe. São os actores que vemos, mas existe um número espantoso de pessoas escondidas, todas elas tão importantes quanto os primeiros e cujas diferentes e específicas competências permitem a realização do
espectáculo. A eles se deve uma parte de todo o triunfo ou sucesso alcançado.
O dia 27 de Março é a data oficial do Dia Mundial do Teatro. Mas cada dia deveria poder ser considerado, de diversas maneiras, como uma jornada do teatro, pois cabe-nos a responsabilidade de perpetuar esta tradição de divertimento, de educação e de edificação dos públicos, sem os quais não poderíamos existir.
MENSAGEM DE DAME JUDI DENCH
DIA MUNDIAL DO TEATRO 2010
18.1.10
A TROUXA MOUXA colabora com OFITEFA em nova produção


Após um período de interregno forçado, A Trouxa Mouxa vai voltar à produção artística, colaborando com o Ofitefa (Oficina de Teatro de Favaios) na montagem de uma nova peça. Esta tem como título EU, MANUEL INÁCIO, QUERO SER SANTO, da autoria de Ricardo Ferreira de Almeida, que também a vai encenar. A peça EU, MANUEL INÁCIO, QUERO SER SANTO, recupera uma temática nunca abordada em teatro: o Concurso da Aldeia Mais Portuguesa de Portugal, promovido pelo Estado Novo na década de 30 do século passado. Ficcionando o ambiente da altura, coloca em acção personagens características do mundo rural de então, numa comédia de costumes que pretende discutir as formas como se administrava o poder durante a ditadura fascista de Oliveira Salazar. A peça passa-se em Lamas de Olo, no Alvão, uma das localidades da província de Trás os Montes, que juntamente com Alturas do Barroso defenderam as cores desta região. A estreia está prevista para Abril.
15.10.09
8.10.09
19.3.09
Mensagem do Dia Mundial do Teatro 2009
Não só casamentos e funerais são espectáculos, mas também os rituais quotidianos que, por sua familiaridade, não nos chegam à consciência. Não só pompas, mas também o café da manhã e os bons-dias, tímidos namoros e grandes conflitos passionais, uma sessão do Senado ou uma reunião diplomática – tudo é teatro.
Uma das principais funções da nossa arte é tornar conscientes esses espectáculos da vida diária onde os atores são os próprios espectadores, o palco é a plateia e a plateia, o palco. Somos todos artistas: fazendo teatro, aprendemos a ver aquilo que nos salta aos olhos, mas que somos incapazes de ver, tão habituados estamos apenas a olhar. O que nos é familiar torna-se invisível: fazer teatro, ao contrário, ilumina o palco da nossa vida quotidiana.
Verdade escondida
Em Setembro do ano passado fomos surpreendidos por uma revelação teatral: nós, que pensávamos viver em um mundo seguro, apesar das guerras, genocídios, hecatombes e torturas que aconteciam, sim, mas longe de nós, em países distantes e selvagens, nós vivíamos seguros com nosso dinheiro guardado em um banco respeitável ou nas mãos de um honesto corretor da bolsa quando fomos informados de que esse dinheiro não existia, era virtual, feia ficção de alguns economistas que não eram ficção, nem eram seguros, nem respeitáveis. Tudo não passava de mau teatro com triste enredo, onde poucos ganhavam muito e muitos perdiam tudo. Políticos dos países ricos fecharam-se em reuniões secretas e de lá saíram com soluções mágicas. Nós, vítimas de suas decisões, continuamos espectadores sentados na última fila das galerias.
Vinte anos atrás, eu dirigi Fedra de Racine, no Rio de Janeiro. O cenário era pobre: no chão, peles de vaca; em volta, bambus. Antes de começar o espectáculo, eu dizia aos meus atores: "Agora acabou a ficção que fazemos no dia-a-dia. Quando cruzarem esses bambus, lá no palco, nenhum de vocês tem o direito de mentir. Teatro é a Verdade Escondida".
Vendo o mundo além das aparências, vemos opressores e oprimidos em todas as sociedades, etnias, géneros, classes e castas, vemos o mundo injusto e cruel. Temos a obrigação de inventar outro mundo porque sabemos que outro mundo é possível. Mas cabe a nós construí-lo com nossas mãos entrando em cena, no palco e na vida.
Actores somos todos nós, e cidadão não é aquele que vive em sociedade: é aquele que a transforma!
Augusto Boal
24.6.08
13.5.08
As fotos da peça NÃO HÁ LADRÃO QUE VENHA POR BEM
1.5.08
Este fim de semana, A TROUXA MOUXA em Carrazeda de Ansiães
27.3.08
Dia Mundial do Teatro 2008

"Existem várias hipóteses sobre as origens do teatro, mas aquela que me interpela mais tem a forma de uma fábula: Uma noite, na alvorada dos tempos, um grupo de homens juntou-se numa pedreira para se aquecer em volta de uma fogueira e para contar histórias. De repente, um deles teve a ideia de se levantar e usar a sua sombra para ilustrar o seu conto. Usando a luz das chamas ele fez aparecer nas paredes da pedreira, personagens maiores que o natural. Deslumbrados, os outros reconheceram por sua vez o forte e o débil, o opressor e o oprimido, o deus e o mortal. Actualmente, a luz dos projectores substituiu a original fogueira ao ar livre, e a maquinaria de cena, as paredes da pedreira. E com todo o respeito por certos puristas, esta fábula lembra-nos que a tecnologia está presente desde os primórdios do teatro e que não deve ser entendida como uma ameaça, mas sim como um elemento unificador. A sobrevivência da arte teatral depende da sua capacidade de se reinventar abraçando novos instrumentos e novas linguagens. Senão, como poderá o teatro continuar a ser testemunha das grandes questões da sua época e promover a compreensão entre povos sem ter, em si mesmo, um espírito de abertura? Como poderá ele orgulhar-se de nos oferecer soluções para os problemas da intolerância, da exclusão e do racismo se, na sua própria prática, resistiu a toda a fusão e integração? Para representar o mundo em toda a sua complexidade, o artista deve propor novas formas e ideias, e confiar na inteligência do espectador, que é capaz de distinguir a silhueta da humanidade neste perpétuo jogo de luz e sombra. É verdade que a brincar demasiado com o fogo, o homem corre o risco de se queimar, mas ganha igualmente a possibilidade de deslumbrar e iluminar."
Robert Lepage
5.3.08
Estreia de NÃO HÁ LADRÃO QUE VENHA POR BEM
15.2.08
O elenco de NÃO HA LADRÃO QUE VENHA POR BEM
6.1.08
Evocação Singela de Manuel Herminio Monteiro

Manuel Hermínio da Silva Monteiro, de seu nome, foi um intelectual de ânimo extraordinário, inteligência invulgar e enorme generosidade. Orgulhava-se de ser transmontano de Parada de Pinhão, onde nasceu e perfez a sua instrução elementar, prosseguindo estudos nos Colégios Salesianos em Arouca e Mogofores aonde finalizou o 5.º ano do liceu. Concluiu o 7.º ano do curso geral dos liceus no Colégio Almeida Garrett, no Porto. Licenciou-se em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Era um lutador com uma disciplina indómita e uma memória prodigiosa. Assumiu a direcção da editora e livreira Assírio & Alvim em 1983, que pela sua capacidade de inovação se tornaria excepcional, desde logo com a publicação das obras literárias de António Maria Lisboa, Herberto Hélder, Mário Cesariny, Mário de Sá-Carneiro, Teixeira de Pascoaes e a publicação da obra completa de Fernando Pessoa. Em 1993 foi agraciado como Comendador da Ordem do Infante D. Henrique, pelo Presidente da República Mário Soares.
Concebeu e dirigiu a revista “A Phala” da qual se destaca: “A Phala: Um Século de Poesia (1888-1988)”. Criou na “Assírio”, na rua Passos Manuel, em Lisboa, um espaço (galeria) de arte. Dinamizou as livrarias nos cinemas King, de Lisboa, e no Porto. Foi autor de programas radiofónicos e televisivos. Prefaciou livros e escreveu textos para catálogos de exposições e deu imensas entrevistas.
Lançou a colecção “Rei Lagarto” dedicada à música, dirigiu a revista “MetropoLIS” no âmbito de Lisboa Capital Europeia da Cultura e fundou a Associação Cultural Saldanha. Criou a “Assírio Líquida”, o primeiro bar-livraria no Bairro Alto. Foi um dos fundadores do “Movimento do Partido da Terra”.
Foi iniciador com Miguel Esteves Cardoso, e colaborador, da Revista K, colaborou na revista “Ler”, fez parte do conselho editorial da revista Espacio/Espaço Escrito, de Badajoz. Entrou na criação da revista hispano-americana de poesia “ Hablar/Falar de Poesia”. Colaborou ainda noutras publicações como: “O Independente”, “Jornal de Letras”, “Douro-net”, Revista “Barata”, e o jornal “
Era confrade da Confraria dos Enófilos e Gastrónomos de Trás-os-Montes e Alto Douro, e sobre a gastronomia deixou-nos legados notáveis nas revistas “Visão”, “Epicur”, etc. Defensor do património cultural e natural do país participou no Movimento de Salvaguarda das Gravuras do Vale do Côa e foi sócio do movimento ADRIP, de Cacela, no Algarve.
Hermínio Monteiro legou-nos também literatura dispersa em revistas literárias e de cultura, tais como a “ A ideia anartista”, “ Sema”, “Loreto
A edição da sua obra em prosa já começou com “ Urzes”, numa colecção de “O Independente”, com a colaboração de Manuela Correia, encontrando-se no entanto a maior parte da sua obra poética inédita. E o exemplo acabado de como sabia cuidar a poesia vem da sua direcção editorial da melhor antologia universal “A Rosa do Mundo 2001 Poemas para o Futuro”.
Aquando do seu passamento ao oriente eterno, em 3 de Junho de 2001, foi realizado em sua memória o suplemento “Mil Folhas” do jornal “Público” com preito de 48 personalidades da cultura. Depois o tributo “Uma Rosa para o Hermínio” no Porto, na Biblioteca Almeida Garrett. Também a Junta de Freguesia de Parada de Pinhão e depois a Câmara Municipal de Lisboa perpetuaram o seu nome na nossa toponímia.
Mais, rememoro os seus propósitos de edificação de uma Casa da Poesia no âmbito da Associação Rosa do Mundo. Para este efeito Manuela Correia, viúva de Hermínio Monteiro, comprou a Quinta da Fonte em Parada de Pinhão. Para a Casa da Poesia existe um anteprojecto do arquitecto Souto Moura. Está em esboço uma escultura de homenagem à poesia, da autoria de Gracinda Marques. È forçoso que as instituições e os amigos de todas as horas dêem as mãos para que se concretizem alguns dos desígnios de Manuel Hermínio Monteiro que deram vida à Associação Rosa do Mundo.
Celestino Silva