Jerzy Grotowsky

Antes que um actor seja capaz de atingir um acto total, ele tem que cumprir uma série de requisitos, alguns dos quais são tão subtis, tão intangíveis, que se tornam praticamente indefiníveis por palavras. Eles só se tornam simples através da aplicação prática. Este acto não pode existir se o actor estiver mais preocupado com o charme, o sucesso pessoal, aplausos e salário do que com a criação tal como é entendida na sua forma mais elevada. JERZY GROTOWSKY
Powered By Blogger

28.9.10

Recortes da Imprensa


OFITEFA apresenta “Eu, Manuel Inácio, Quero ser Santo!” em Alijó

A Oficina de Teatro de Favaios esteve presente no Teatro Auditório Municipal de Alijó, no dia 11 de Setembro, abrindo a temporada cultural para o ano 2010-2011.
A peça que este grupo amador apresentou no palco de Alijó foi “Eu, Manuel Inácio, Quero ser Santo!”. Trata-se de uma história sobre um concurso realizado nos anos 30 do século XX, promovido pelo Estado Novo, o Concurso da Aldeia Mais Portuguesa de Portugal. Ficcionando o ambiente da altura, coloca em acção personagens características do mundo rural de então, numa comédia de costumes que pretende discutir as formas como se administrava o poder durante a ditadura fascista de Oliveira Salazar.
A peça passa-se em Lamas de Olo, no Alvão, uma das localidades da província de Trás-os-Montes que, juntamente com Alturas do Barroso, defenderam as cores desta região.
Esta comédia, com cerca de 60 minutos, divertiu o público presente no Teatro Auditório de Alijó, sendo o elenco aplaudido de pé, no final da actuação.


Do NOTICIAS DO NORDESTE, chega outra crítica positiva ao trabalho da OFITEFA.

Não há dúvidas de que a OFITEFA (Oficina de Teatro de Favaios) é um dos melhores grupos de teatro amador do nosso país. A última produção da Oficina de Teatro de Favaios faz jus à excelência dos actores que formam o grupo, cuja qualidade de representação ultrapassa, sem dúvida, a de muitos grupos que por aí se arrastam nos palcos com o qualificativo de profissionais. "Eu Manuel Inácio quero ser santo!", a última peça do grupo, que já anda em tournée pela região, centra-se numa abordagem social que recua até ao tempo do salazarismo, recuperando uma temática nunca tratada em teatro: o Concurso da Aldeia Mais Portuguesa de Portugal, promovido pelo Estado Novo na década de 30 do século passado. "Ficcionando o ambiente da altura, coloca em acção personagens características do mundo rural de então, numa comédia de costumes que pretende discutir as formas como se administrava o poder durante a ditadura fascista de Oliveira Salazar. A peça passa-se em Lamas de Olo, no Alvão, uma das localidades da província de Trás-os -Montes, que juntamente com Alturas do Barroso defenderam as cores desta região". "Eu Manuel Inácio quero ser santo!" é uma comédia de costumes da autoria de Ricardo Ferreira de Almeida, que também é o encenador, e resulta de uma colaboração artística realizada entre a OFITEFA e o Grupo de Teatro Trouxa Mouxa.

Fotos da Lagarada



Aqui vão umas fotos, tirada por Paulo Costa na lagarada de Celeirós!